sábado, 12 de novembro de 2011

Estudo do baralho cigano: o arquétipo da lua


Por Claudia Baibich

Bella Luna...
Sou e sempre fui apaixonada pela lua, pelo luar, mesmo em noites de lua nova, onde ela nos priva da visão de sua face.
A lua deve ser sentida e não explicada.
Quantos amores, paixões e tormentas ela já presenciou e misteriosamente os guardou para si?
Falar da lua como arquétipo implica diretamente em falar do feminino, do sensível, do subjetivo, profundo e inacessível.

O ASTRO
Satélite natural da Terra e facilmente observada a olho nu, principalmente quando está mais próxima (perigeu). (O apogeu é quando está mais distante da Terra).
Realiza simultaneamente os movimentos de translação (em torno da Terra)  e rotação (em torno de seu próprio eixo), tendo sempre a mesma face voltada para a Terra. (não confundir a mesma face com a mesma fase, pois embora tenha sempre a mesma face voltada para a Terra, seu alinhamento entre a Terra e o sol, resulta em um efeito luminoso diferente ao longo do mês. Ou seja a face é a mesma, mas como se mostra (iluminada) para nós (Terra) é diferente, resultando nas 4 FASES LUNARES ).


Fases:
Lua nova:
Quando ela  se coloca entre a Terra e o sol e sua face fica totalmente escura. Daí ser chamada também de LUA NEGRA. Não a vemos e as noites ficam mais escuras.
Lua crescente:
Ao passar dos dias, sua face vai gradativamente ficando mais iluminada, dando origem ao quarto crescente ou lua crescente.
Lua Cheia:
Quando a sua face fica totalmente iluminada, culmina na chamada lua cheia.
Lua minguante:
Após mostrar-se totalmente iluminada, gradativamente sua face vai ficando menos iluminada, até chegar à fase da lua minguante.

Luar
O brilho da Lua, também conhecido como luar, não diminui para metade quando ela está em quarto. O seu brilho é apenas 1/10 do que ela tem quando está cheia. Isso deve-se ao relevo da Lua: quando ela está em quarto as partes mais elevadas projectam sombras nas partes menos elevadas e reduzem a quantidade de luz solar reflectida na direcção da Terra.

Marés
A lua possuí uma grande força de atração gravitacional sobre a Terra, provocando elevação das água oceânicas, a chamada maré. Mas a influência sobre os oceanos, como é gravitacional, está relacionada com a aproximação e afastamento do astro e não da fase lunar exposta.

A LUA NA ASTROLOGIA
Na astrologia ocidental, o Sol e lua* (ainda que não sejam planetas), são os astros mais importantes na interpretação do mapa astrológico.
A posição da lua num mapa astrológico indica o que é oculto, profundo, emocional, secreto, sombrio.
*Outra hipótese, atualmente aceita, é a de que a lua é um planeta desaparecido e denominado Theia
A segunda feira é o dia da semana regido pela lua e essa tradição pode ter vindo do fato de ser o dia em muitas culturas antigas, eleito para cultuar as divindades da lua.
A Lua rege o signo de Caranguejo ou Câncer e a casa IV, e esta exaltada em Touro.
LUA DOMÍCILIO EM CÂNCER, EXÍLIO DE CAPRICÓRNIO , EXALTAÇÃO EM TOURO E QUEDA EM ESCORPIÃO:
Pecorre a óbita do zodíaco em 27dias.Passando em média,2 dias em cada um dos 12 signos do zodíaco

A LUA NA ALQUIMIA
Estava relacionada à prata, um metal considerado de energia feminina, é a “Unio Mystica”, processo onde a prata é acrescentada à obra alquímica que objectiva o ouro.

A LUA NAS RELIGIÕES E O CALENDÁRIO LUNAR


Há 6 mil anos, na Mesopotâmia, foi usada como base para elaboração do calendário. Outras civilizações também adotaram o calendário lunar, como a árabe, a judaica e a chinesa. Para os chineses, a festa da Lua, festa da colheita, é uma das três grandes festas anuais
Teve importância em todas as religiões anteriores ao cristianismo  e mesmo na atualidade continua sendo cultuada como um dos principais pilares pelas religiões neopagãs.
E mesmo no catolicismo a data da celebração da Páscoa, foi estabelecida em função da Lua. A Páscoa é o domingo que se segue ao décimo quarto dia da Lua que ocorre  no dia 21 de março ou imediatamente após (...). A celebração no décimo quarto dia da Lua do equinócio fora prescrita muito judiciosamente com o objetivo de impedir qualquer assimilação da Páscoa judaica com a cerimônia cristã.
Assim, segundo as normas do cálculo eclesiástico atual, cujas tabelas teriam sido elaboradas pelo astrônomo jesuíta Clavius, aconselhado pelo papa Gregório XIII, a Páscoa pode ser celebrada em 35 datas diferentes, escalonadas entre 21 de março e 26 de abril.
Nas religiões antigas, a lua era mais importante que o sol e a vida das pessoas era organizada de acordo com o calendário lunar ( onde o dia começa a ser contado à partir do por do sol, ao anoitecer, assim que a lua aparece)
O calendário lunar é baseado na fase da lua, até hoje o que determina as datas dos eventos religiosos no judaísmo e islamismo (calendário islâmico ou calendário hegírico) , como o Ramadã - mês sagrado dos muçulmanos.
Sacerdotes Incas criaram também seu calendário e métodos de prognósticos auspiciosos ou nefastos de acordo com a observação da lua e do sol, determinando suas festividades, rituais e sacrifícios.

AS DEUSAS E DEUSES DA LUA

A ÁRTEMIS GREGA E A DIANA ROMANA
Deusas donzelas e guerreiras
ABAANGUI
Deus da lua na mitologia guarani
ALLA
Deusa pré-islâmica, uma das três principais na cosmogonia árabe.
ANAMELECH
Deusa da lua na demonologia
ASTARTE
Deusa da lua para os fenícios
ATÉGINA
Deusa da lua na mitologia lusitana.
BASTET
Deusa do sol egípcia posteriormente com a chegada dos gregos ao Egito foi associada a Ártemis e tornou-se deusa da lua.
CHANG'E 
Deusa da lua para os chineses
COYOLXAUHQHI
Deusa da lua na mitologia asteca
FEBE
Titã, primeira deusa da lua grega. Em especial, deusa da lua cheia, mais especificamente ao luar da lua cheia, pois seu nome quer dizer brilhante, radiante.
IAH
Deus egípcio da lua
IXCHEL
Deusa da lua na mitologia maia.
JACI
Deusa da lua na mitologia tupi
MAMA QUILLA: (Mãe Lua), Esposa do Sol e mãe do firmamento, era cultuada por uma ordem de sacerdotisas
MANI
Deus da lua na mitologia nórdica
MAWU
Deus  dos povos Ewe-Fon uma etnia da África, senhor da noite e da lua
METZTLI
Deus da lua na mitologia asteca
NANNA
Deus sumério da lua
OLAPA
Deusa da lua para os Masai (grupo étnico africano)
PANDIA
Deusa grega da lua
PASÍFAE
"a que ilumina tudo"
Deusa grega (menor) da Lua
SIN
Deusa mesopotâmica da lua
TOCI
Deusa da lua cheia para os astecas.
TSUKI-YOMI
Deus da Lua no xintoísmo japonês, nascido do olho direito de Izanag

A LUA NO TAROT
Arcano 18
As ilustrações  das cartas do tarot são muito diferentes de um baralho para o outro. Isso ocorre devido a interpretações pessoais de estudiosos e ilustradores. Atualmente existem belíssimos trabalhos feitos por artistas plásticos e que atendem a toda a demanda do público interessado.
Então propor um estudo metódico e objetivo acerca do simbolismo de cada arcano baseado na percepção visual é algo extremamente laborioso. Portanto darei apenas alguns exemplos de imagens, já que a cena proposta na representação do arcano varia muito, bem como a sensação apreendida.
A Lua, Fenestra Tarot e Mystic Dreamer Tarot
A Lua, Golden Botticelli




























Clássico Tarot de Marselha


The Arthurian Tarot, Anna-Marie Ferguson




























A LUA NO BARALHO CIGANO


Como todo arquétipo possui aspectos positivos e negativos e a interpretação depende das cartas que estão em conjunto na leitura.  Cartas como a serpente, o rato, o caixão confirmam a negatividade. Cartas como a estrela, o ramalhete, a cruz, podem reforçar a positividade. Tudo é lido e interpretado em conjunto.





REPRESENTAÇÕES POSITIVAS
Sensibilidade, feminilidade, capacidade de sedução, mistério, interesse pelas questões espirituais, tendências artísticas e literárias, facilidade para ouvir os outros, facilidade para aconselhar, solidariedade, ecletismo, personalidade magnética, facilidade de "saber" o que os outros estão pensando ou sentido, fé, aceitação, romantismo, valores familiares, forte relação com a mãe, encontros inesperados, surpresas, desejos secretos, amores secretos, criatividade, inspiração, intuição, trabalhos e profissões alternativas, psicologia, psiquiatria, conselheiro, terapeuta, religiosos, tarólogos, percepção aflorada, assimilação, escolhas feitas com o coração, domínio da emoção sobre a racionalidade, etc...

REPRESENTAÇÕES NEGATIVAS
Inconstância, indecisão, instabilidade, emotividade excessiva e dominante, delírios, transtornos de humor, vulnerabilidade psíquica, problemas hormonais, problemas ginecológicos, introspecção, inconsciência, feitiçaria, vícios, dependência emocional, obsessão, carência, desequilíbrio, influência espiritual negativa, tendência à guardar mágoas, melancolia, excesso de fantasia com desconexão da realidade, mediunidade desequilibrada, depressão, angústia, pressentimentos, pesadelos, medos, doenças ocultas ou de difícil diagnóstico, doenças que acometem mais as mulheres, tristeza, choro fácil, histeria, passividade, estagnação, mentiras, ilusão, inconsistência, transitoriedade, dificuldade em ver a solução dos problemas, relacionamentos amorosos negativos, pessimismo ou otimismo exagerados, opostos, mudanças cíclicas com repetições de padrão de comportamento, autodestruição, falta de fé, hipocondria, o lado sombrio da psiquê, engano, incapacidade de ver com clareza, falta ou excesso de confiança no parceiro amoroso e nas pessoas em geral, análise e conclusões equivocadas, crises pessoais, crises nos relacionamentos, calúnias, desentendimentos, excessos, etc...



Como eu não poderia perder a oportunidade, abaixo  uma homenagem a meu Pai Ogum:

Lua de São Jorge - Caetano Veloso
lua de são jorge
lua deslumbrante
azul verdejante
cauda de pavão
lua de são jorge
cheia branca inteira
oh minha bandeira
solta na amplidão
lua de são jorge
lua brasileira
lua do meu coração
lua de são jorge
lua maravilha
mãe, irmã e filha
de todo esplendor
lua de são jorge
brilha nos altares
brilha nos lugares
onde estou e vou
lua de são jorge
brilha sobre os mares
brilha sobre o meu amor
lua de são jorge
lua soberana
nobre porcelana
sobre a seda azul
lua de são jorge
lua da alegria
não se vê o dia
claro como tu
lua de são jorge
serás minha guia
no brasil de norte a sul


Ponto de Chamada de Ogum
Lua bonita, que clareia o mundo inteiro
É São Jorge no espaço, iluminai este Terreiro
Ò meu São Jorge, os seus filhos vem chegando,
os seus filhos vem descendo,
protegei esses irmãos
Ele é guerreiro, ele quebra macumbeiro,
ele quebra feiticeiro, debaixo de um alazão

Referências bibliográficas
CASAMENTO DO SOL COM A LUA - Uma visão simbólica do masculino e do feminino
Raïssa Cavalcanti
São Paulo: Cultrix, 1990


Claudia Baibich

.