terça-feira, 30 de novembro de 2010

ELEMENTOS DAS CONSULTAS CIGANAS: CRISTAIS E PEDRAS




O tema é complexo e requer estudo para quem deseja especializar-se, escreverei o básico sobre o uso das pedras nas consultas ciganas.
Os cristais e pedras são elementos constantes usados pelas entidades ciganas para os mais variados trabalhos e objetivos. Estão sempre presentes nas firmezas dos ciganos.
Um cristal é uma energia condensada na forma de matéria na qual os elementos constituintes estão agregados regularmente com faces planas e elevado grau de simetria tridimensional.
Para um sólido ser considerado um cristal ele tem obrigatoriamente que apresentar ordenação espacial de seus átomos ou moléculas.

Uma gema é um material petrificado, podendo ter origem mineral ou orgânica fossilizada, como o âmbar e o azeviche.

ALGUMAS GEMAS ORGÂNICAS:

Âmbar
Osso
Coral
Marfim
Azeviche
Madrepérola
Pérola

ALGUMAS GEMAS MINERAIS:
Ágata
Alexandrita e outras variedades de crisoberilo
Ametista
Água-marinha e outras variedades de berilo
Crisocola
Crisoprásio
Espinélio
Feldspato (pedra da lua)
Granada
Hematita
Jade - jadeíte e nefrite
Jaspe
Lápis-lazúli
Malaquita
Obsidiana
Olivina (Perídoto)
Opala
Pirita
Quartzo e suas variedades, como Olho de tigre, Citrino, Ágata e Ametista
Sugilite
Tanzanite e outras variedades de zoisite
Topázio
Turquesa
Turmalina
Zircão


A cristaloterapia é um ramo das terapias alternativas que propõe a utilização dos cristais e pedras para a harmonização energética do ser, contribuindo como processo auxiliar no equilíbrio e consequente cura de males físicos e emocionais.
Pode ser aplicada de modos diversos sozinha em em conjunto com outras modalidades terapêuticas como a cromoterapia, massoterapia, etc.


Podem ser usados em forma bruta, rolada, lapidada, esférica, bastões, pêndulos, lapidados na forma que se deseja atrair a energia: coração, pirâmide, trevo,etc.

Os cristais e pedras são colocados nos chakras, usados em águas de banhos, águas para uso interno, em ambientes, como protetores pessoais em usos de talismãs, jóias.

(O uso em acessórios como forma de proteção pode ser em tornozeleiras, anéis, colares, brincos, pulseiras e correntinhas de cintura. Depende do chakra vulnerável)Pode ser usado também em chaveiros.

O uso nos ambientes pode ser em forma de drusas, chaveiros, pedras roladas compondo arranjos com plantas, mandalas, sinos de vento, etc.

A escolha do cristal depende do objetivo e pode ser baseada na propriedade tradicional mágica do mesmo ou na cor, correspondente à energia necessária ao equilíbrio do chakra.

A forma mais simples de uso nas terapias corporais é a colocação do cristal na cor correspondente ao chakra.

A crença na poder de canalização cósmica dos cristais esteve presente em praticamente todas as civilizações e ganha cada vez mais adeptos na atualidade, embora as críticas também cresçam na mesma proporção.
O que se deve ter consciência é que nenhuma terapia alternativa pode substituir a  medicina, por mais que seus efeitos sejam benéficos como auxiliares nos estados mentais e emocionais do processo de  cura.

Os ciganos como peregrinos históricos em todo o planeta conhecem e fazem uso constante das pedras e cristais. Quer sejam em amuletos, terapias, banhos, remédios com ervas e potencializados com as pedras e cores, programação de cristais para um objetivo específico, facilitadores da clarividência, etc.


A  limpeza das pedras pode ser feita:

- com água e sal grosso, deixadas em recipiente de vidro de 2 a 24 horas
- Diretamente na terra de um jardim ou num vaso de cerâmica com terra colocada para esse fim. Após 24 horas a terra deve ser devolvida à natureza e renovada quando necessário.

Após  a limpeza segue a energização:
- As pedras podem ser deixadas de 24 a 72 horas em ambiente externo, receberão influências solares e lunares.
- Podem ser deixadas só no sol caso se deseje apenas energia solar (yang) ou apenas ao luar (yin).

Podem ainda ser limpos e energizados diretamente na natureza:praia, rios, cachoeiras.

Para as programações (objetivos específicos: cura, proteção, atração de prosperidade, atração de amor, etc) usa-se mais comumente os cristais de quartzo, os mais perfeitos possível.

A limpeza e energização dos cristais deve sem feita pelo médium, e as programações devem ser feitas pela entidade.
É comum as entidades ciganas oferecerem pedras a seus consulentes. Essas pedras ofertadas nas consultas, podem ser as pedras roladas pequenas que são as mais baratas e fáceis de obter. Tenha sempre o cuidado necessário com o material usado pela entidade, limpe, organize e prepare tudo antes de seus atendimentos mediúnicos com a entidade.

As pequenas pedras brutas ou roladas encontradas nas cachoeiras e rios também são usadas pelas entidades.

A quantidade e variedade de pedras usadas vai depender da entidade. Uma cigana cartomante provavelmente irá usar menos  pedras que uma cigana que trabalhe com cura.


PROPRIEDADES E USO DOS CRISTAIS E PEDRAS MAIS CONHECIDOS

ÁGATA: desenvolve a coragem e a força, ajudando a aceitar a verdade e o destino. Fortalece o corpo e a mente. É uma pedra de energia muito poderosa.

AMAZONITA: equilibra todos os centros de energia (chakras) do corpo. Atua beneficamente em todas as desordens do sistema nervoso. É uma pedra de ligação com a alta dimensão e traz paz de espírito.

ÂMBAR: Permite o corpo curar-se pela absorção e transmutação da energia negativa para positiva. Anima a disposição e estimula o intelecto. Abre o chacra coronário. Ajuda a conexão com a consciência da perfeição universal e a realização espiritual. Usado em casos de perda de memória, ansiedade e incapacidade de tomar as próprias decisões.

AMETISTA: Auxilia a percepção  espiritual, levando à uma maior consciência . Corta as ilusões e é de grande ajuda para os mediadores. Facilita a transmutação das energias baixas para frequências altas. Limpa as conexões entre o plano da Terra e outras  dimensões. Transmuta e equilibra energia negativa localizada em qualquer parte do corpo. Ametista também traz estabilidade, força, vigor e paz. Usada no tratamento de desordens do sistema nervoso, digestivo e celulares, coração, estômago, pele e dentes. Elimina o stress. Inspira cura, e intuição.

ÁGUA MARINHA: Ajuda na digestão, limpa e equilibra o emocional. Fortalece o fígado, baço e rins. Estimula as células brancas do sangue.


CITRINO: ativa a força de vontade, combate a má digestão e os problemas do aparelho digestivo. Protege o sistema imunológico. Pedra de proteção.

CRISOPÁZIO: excelente para os períodos pré-menstruais. Preventiva de desequilíbrio dos pulmões, estômago e reativa o metabolismo. Equilibra os centros de energia (chakras) e relaxa estados de ansiedade e medo.

DIAMANTE: Transmuta as energias negativas para positivas. Purifica o corpo e o espírito. Amplifica as energias do corpo e da mente. Inspira inocência, purificação, confiança, abundância e serenidade.

ESMERALDA: pedra do amor.. Inspira tranquilidade, prosperidade e paciência. Aumenta a clarividência. Fortalece pulmões e coração, aumenta as defesas físicas e espirituais.

JADE: Auxilia nos desequilíbrios dos olhos. Favorece a conexão com planos superiores espirituais.

JASPE: Amplifica desejos, emoções, vitalidade, criatividade, autoconfiança, sucesso. Protege a circulação sangüínea. Aumenta o desejo sexual.

LAPIS-LÁZULI: poderosa pedra das habilidades físicas e da comunicação. Aumenta o poder da terceira visão. Acalma e relaxa em estados dolorosos e de tensão. Indicada para todos os médiuns e terapeutas.

OLHO DE TIGRE: Traz uma alta frequência de energia vibracional. Equilibra a percepção. Aumenta o poder de carisma e sedução.

ÔNIX: Traz sabedoria em decisões que precisam ser tomadas. Equilibra ambas as polaridades masculino/feminino. Fortalece e tira o stress. Alinha por inteiro o corpo físico com altas frequências de energia. Inspira serenidade, auto controle e intuição.

QUARTZO BRANCO: amplifica todas as energias, aumentando a capacidade mental e auxiliando na memória. Potencializa as energias de cura, serve em todos os campos de atuação cristalina.  Se só puder usar uma pedra, use esta.

SODALITA: Tem o poder de relaxar e abre a terceira visão, aumentando a comunicação com outros planos astrais. Tamém indicada para médiuns.

QUARTZO ROSA: pedra do amor. Inspira tranquilidade, prosperidade e paciência. Aumenta a clarividência.

QUARTZO VERDE: Conhecido também pelo nome de Aventurina, é um cristal para ser utilizado no chacra cardíaco, a cor verde é considerada uma cor calmante, até mesmo desinfectante e desintoxicante, os cromoterapeutas recomendam a cor verde nas paredes de escolas, hospitais, casas de saúdes, e até mesmo nos vitrais de banheiros. Colocado sobre a altura do coração, este cristal acalma o coração, aliviando o stress, trazendo assim equilíbrio para o organismo, devolvendo o ritmo cardíaco, levando-nos a paz mental, e espiritual. Pode ser utilizado também no Plexo Solar, trazendo assim uma acção desintoxicante para o organismo, absorvendo as energias pesadas que adquirimos ao longo do dia.

QUARTZO FUMÊ: Este quartzo pode ser usado no chacra básico, o primeiro, ele bloqueia nosso corpo contra as energias negativas, traz equilíbrio as emoções, nos da força para caminhar quando há o medo de errar, nos traz a vontade de aprender, e também de reconhecer nossos erros. Também esta ligado as forças sexuais, aumentando nossa fertilidade.

RUBI: Usada para preservar o corpo físico e a saúde mental. Estimula o chacra cardíaco. Inspira sabedoria espiritual, saúde, conhecimento, tranquilidade e riqueza. Aumenta o desejo sexual.

TOPÁZIO: Desintoxica o corpo. Desperta e inspira a abundância na saúde, ajudando na regeneração dos tecidos e fortalecendo os órgãos e glândulas. Topázio coopera em seu desenvolvimento espiritual. Inspira paz, tranquilidade, criatividade e expressão.

TURMALINA PRETA: Para quem deseja estar conectado com a consciência da "Nova Era". Traz uma forte protecção, aumentando a sensibilidade e compreensão. Tira o medo e a transmuda a negatividade. Um poderoso curador das desordens da mente.

TURQUESA: Auxilia na regeneração dos tecidos. Protector contra todas poluições do meio ambiente, em particular as radiações. Fortalece e alinha todos os chacras. Excelente pedra para usar nas meditação ou em qualquer outra actuação espiritual. Ajuda no crescimento pessoal e expande a consciência. Auxilia nas situações do dia a dia e da sua vida em geral. Tem o propósito de equilibrar e curar o chacra da garganta. Inspira criatividade, paz, equilíbrio emocional, comunicação, lealdade e sabedoria.


Essas propriedades e indicações variam conforme a tradição, estude e confie no uso que a entidade fará desses elementos.


Bastão de cristal - piramidecristal.co.cc/product_info.php?cPath=...

Bastão Atlante - piramidecristal.co.cc/product_info.php?produc...

Faça um kit das pedras que mais usar e deixe-as limpas energizadas - alphabioenergias.blogspot.com/2009/11/cristal... 



Drusa de Ametista. As drusas de qualquer cristal são usadas em ambientes ou para base de energização de pedras menores entre uma consulta e outra.- www.areamineral.com/propiedades/limpieza.htm
 
Esferas de Cristal - www.gemasdomundo.com.br/.../index/9?page=2

Pedras diversas (roladas) - www.naturaljoias.com/index.php?cPath=40

Pedras diversas (brutas) - www.emule.com.br/lista.php?categoria=5109

Pedras de rios e cachoeiras

Aguardem novas postagens sobre os elementos usados nas consultas pelos espíritos ciganos.
CLAUDIA BAIBICH

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ELEMENTOS DAS CONSULTAS CIGANAS: ÁGUA

Água, fonte da vida e sagrada em todas as religiões, usada em praticamente todos os rituais religiosos.
É o contraponto do elemento fogo.
Associada diretamente ao feminino, ao útero, à emoção, yin, à lua.
Possuí a capacidade de ser carregada com fluidos e intenções, quer sejam positivos ou negativos.
A água pode ser usada nas consultas ciganas de muitas formas:
- Uso interno: fluidificada, solarizada, infusões, cromoterápica, florais, luarizada
- Uso externo: divinatória (hidromancia), firmeza dos elementais no ponto (ondinas), limpeza de outros elementos, banhos de descarrego

A origem  pode ser:

 água de nascente ou fonte (Vibração: todos os Orixás)



















água de poço (Vibração: Nanã)

















- água de rio (vibração de Oxum)













água da chuva (vibração de Iansã)















água do mar (vibração de Iemanjá)













água de mangues e pântanos  (vibração de Nanã Buruquê)










Qual a melhor a ser utilizada?
Depende da finalidade do trabalho e da intenção da entidade.

ÁGUA SOLARIZADA:
Deve ser deixada em uma jarra de vidro que tenha tampa também de vidro transparente, exposta ao sol da manhã. Pode ficar de 1 a 3 horas. Os usuários  desse processo dizem que não se deve passar das 11:00h.
Após a solarização, pode ser usada para consumo pura, com florais, com cristais, com ervas, medicamentos. Também podendo ter uso externo: banhos terapêuticos.

ÁGUA FLUIDIFICADA: É a água que recebe os fluidos das entidades e é ingerida pelo consulente. Muito usada após as seções de passes magnéticos nos centros Kardecistas.
Para o Espírito Bezerra de Menezes (MIRANDA, 1988), "A água, em face da sua constituição molecular, é elemento que absorve e conduz a bioenergia que lhe é ministrada. Quando magnetizada e ingerida, produz efeitos orgânicos compatíveis com o fluido de que se faz portadora".

MICHAELUS (1989) afirma que os efeitos produzidos pela água magnetizada são múltiplos, às vezes até absolutamente opostos; alternativamente tônica ou laxativa, a água magnetizada fecha ou abre as vias de eliminação, segundo as necessidades do organismo.

Para Kardec (1973), a ação_magnética produzida pelo agente encarnado (magnetizador), tanto pode produzir uma modificação_nas_propriedades_da_água, quanto no tocante aos fluidos_orgânicos (ex: bile, linfa, líquido céfalorraquidiano, saliva, suco gástrico, sangue total, etc).

ÁGUA CROMOTERÁPICA:

Recebe o mesmo procedimento da água solarizada, mas a tampa do jarro de vidro deve ser colorida. Uma alernativa seria a de forrar a tampa e o vidro com papel celofane na cor desejada.

ÁGUA LUARIZADA
Mesmo procedimento da água Solarizada, mas deve ser deixada ao luar.
Pode ficar de 1 a 6 horas ao luar.
A fase da lua, determinará o tipo de influência.

As águas solarizadas e luarizadas, podem ter apenas as influencias básicas do sol e da lua respectivamente e   podem ser potencializadas com o uso de cristais diversos e filtros coloridos.

HIDROMANCIA

A hidromancia é um método de predizer o futuro de acordo com as visões na água.
Baseia-se no estudo das correntes, fluxo e cor das águas. Posteriormente foi empregada para obter respostas a perguntas concretas, atirando uma pedra e contando o número de ondas que formava ao cair na água. Segundo este método, o numero ímpar era favorável. Do leito do rio, passou-se à um recipiente (copo ou bacia com água)
As previsões através de espelhos (vidro ou metal polido) e as bolas de cristal também se desenvolveram a partir da hidromancia.
Conheci há uns anos atrás uma médium que trabalhava com uma cigana que usava como elemento condensador de sua vidência, um copo com água de poço e luarizada.
Não usava baralho cigano ou qualquer outro método divinatório.
E era fantástico o trabalho dela.
Na Grécia e em Roma era costume atirar pedras ou moedas em lagos ou reservatórios de água benta e interpretar o futuro de acordo com o número de círculos que se formasse.

.